Tintas: Qual escolher?

27 de março de 2018

A escolha da tinta ideal começa com a definição do tipo de ambiente e qual a sua finalidade, entenda mais.

Se você quer realizar uma pintura em sua casa, mas está em dúvida sobre qual tinta usar, nós vamos te ajudar! Reunimos as melhores dicas para você deixar sua casa mais colorida sem cometer erros.

O primeiro passo é saber onde a tinta será aplicada – ambiente interno ou externo –  a partir disso iremos definir o tipo a ser usado. Existe opções em acrílico, látex, sem cheiro, anti-mofo, entre outras. As tintas para ambientes externos podem ser usadas na parte interna sem maiores complicações, mas não faça o contrário porque a durabilidade será menor e o desbotamento é certeiro. Já existem tintas próprias para os ambientes molhados como cozinha e banheiros.

Vamos conhecer um pouco melhor cada tipo de tinta e assim você terá uma ideia melhor de qual você precisa.

A tinta acrílica é a mais usada e conhecida. Feita a base d’agua, tem excelente funcionalidade em ambientes internos e externos e aderindo a diversos materiais. Seu acabamento vai desde o sem brilho até o fosco.

Caso você esteja pensando em pintar uma parte interna e quer um acabamento mais fosco – a tinta látex é a melhor opção, mas lembrando que o ambiente não deve pegar muito sol e nem ser lavado com frequência.

Uma tinta a óleo é para quem busca um acabamento diferenciado. Ideal para portas e janelas, abrange acabamentos brilhantes ou foscos.

Algo que incomoda muito no processo da pintura é o cheiro – com a tinta esmalte você vai evitar esse problema e ainda conquista uma cor viva, que dura muito mais tempo e o melhor que é sem cheiro e secagem rápida.

Tenha em mente que você deve fazer um mini planejamento antes de ir dando mais cor a um ambiente é essencial para fazer tudo valer a pena. Aposte em tons que lhe transmitam coisas boas e sirvam para dar um charme a mais em sua casa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *